gora que você adquiriu um conhecimento maior sobre oque vem pela frente, segundos as fases o sistema de comunicação que pode ser utilizado, passemos a introduzir temas mais técnicos, porém, sem deixar de lado nossa promessa de lhe entregar de maneira simples e objetiva meios para se opera-los sem maiores dificuldades.
As pesquisas são um dos meios mais utilizados como sistema para se medir e definir os objetivos e planejamento de uma campanha.
Pra alguns leigos, pode até parecer brincadeira ver tantas figuras, até bizarras, em programas de Tv, mas não é. Na política existem espaços e mais espaços a serem preenchidos, públicos e interesses que precisam ser saciados, inclusive, as vezes, com o humor ou o voto de protesto, e estes espaços são observáveis a partir de pesquisas. Os partidos utilizam a pesquisa não só para medir a capacidade de voto de um candidato, mas também para identificar públicos e necessidades dinâmicas à sociedade.
Utilizando-se da estatística, as pesquisas selecionam ruas, bairros e lugares representativos da cidade, como também se faz uma amostragem social: entre homens e mulheres, ricos e pobres, velhos e jovens. Quanto menor a população, menor é a necessidade de pessoas entrevistas.
Só para se ter uma ideia, numa pesquisa com 2500 pessoas pode-se conhecer o que o Brasil todo pensa sobre determinado assunto.
Direto ao ponto, existem dois modelos principais utilizados durante as fases da campanha: Pesquisas quantitativas e pesquisas qualitativas.
Pesquisas quantitativas, como o nome diz, busca conhecer as necessidades, anseios, medos e aspirações de um determinado grupo e pessoas, levando em conta a quantidade de caso colhidos. Os grupos podem ser de uma igreja, escola, etc.… Já as pesquisas qualitativas buscam conhecer a fundo o pensamento de determinado grupo. São formados grupos pequenos de determinadas região, que podem ser colocadas numa sala, deixadas a vontade para falar sobre o candidato. O pesquisador senta-se a mesa, cria um clima de confiança onde são apresentados determinados materiais ou até colocações do próprio orientador, matérias para que sejam apreciadas pelo grupo. Todas as informações, verbais e não verbais, como uma cara feia ao ver a foto do candidato, podem indicar uma rejeição.
Pesquisa na prática:
Qualitativa:
Para se fazer uma pesquisa com um grupo focal, é necessário alguém com conhecimento em pesquisas, que tenha uma capacidade técnica de perceber nuances que pessoas comuns não teriam, caso entrevistassem um grupo como este.
Quantitativa:
Pode-se contratar empresas específicas do ramo de pesquisa para elaborarem um questionário e os lugares a serem realizados, porém é uma realidade financeira que muitos vereadores não tem a sua disposição.
Existem empresas de telemarketing que realizam pesquisas ligando em número selecionados por bairros, e assim coletam informações importante do eleitor e os problemas da sua região.
Também é possível realizar pesquisas quantitativa via Facebook ou WhatsApp por exemplo. Nas redes sociais também existem determinados grupos, como aqueles que se interessam por compra e venda, nutrição, religião, etc. Compra e venda, por exemplo é um grupo de interesse econômico. Promovendo enquetes neste grupo, por exemplo sobre a infraestrutura do município, condições da iluminação pública e asfalto, pode-se colher importantes impressões sobre a percepção da população.
O importante é que pesquisas podem produzir mais acertos na tomada de decisão e planejamento das ações de uma campanha política. Em campanha, muitas vezes, ganha mais quem erra menos.
Separamos um conteúdo especial sobre pesquisas em nossa biblioteca.