Em política, tudo passa pela comunicação. É quase impossível se perceber a ação política sem a existência de uma linguagem. Seja ela percebida pelas propostas escritas, ou pela oratória do candidato, seus gestos, intenções. Sempre percebemos a ação política através da comunicação do candidato.
Por isso, pensar uma campanha política é também pensar na comunicação dela e numa das suas principais ferramentas, o marketing.
Num processo de comunicação, muitas vezes extraído da experiência das grandes agências de publicidade, campanhas eleitorais assumem um planejamento de comunicação que serve para orientar e principalmente medir o retorno das ações tomadas durante o dia a dia da campanha.
Candidato, eleitorado, eventos, mídia, distribuição de materiais, reuniões, propostas e a duração da campanha, fazem parte deste panejamento.
Para começar, uma campanha é desmembrada em três momentos principais: o lançamento da candidatura, a consolidação da candidatura e o pedido de voto.
A alusão mais apropriada para ilustrar as fases é comparando-as com um relacionamento entre duas pessoas.
Imagine que você queira conhecer alguém, e que sua intenção final seja um pedido de namoro, o começo de um “felizes para sempre”.
Mesmo que suas intenções possam ser reveladas desde o começo, dificilmente o seu objetivo se realizará, caso você não consiga transmitir elas da maneira correta, ou, caso a pessoa que esta do outro lado não consiga sentir o mesmo por você. É neste momento que nasce o planejamento de comunicação.
Tudo é pensado e sentido do ponto de vista da construção gradual de uma relação, até que o seu fim a ser alcançado seja inevitável. Neste caso, temos 45 dias – o prazo de duração de uma campanha – para apresentar você, comunicar suas intenções em busca finalmente do seu pedido de voto, ou seja, seu pedido de namoro.
A alusão é ainda mais apropriada, se você levar em conta, que o sentimento e a percepção que as pessoas tem de você, as vezes podem ser contrárias ao que você mesmo pensa de você, e isto precisa ser ajustado. Existem vários exemplos de ajustes feitos na candidatura durante o curso de uma campanha. ( ver biblioteca para mais exemplos).