Estamos nos aproximando da reta final da campanha, ou seja, seus último 15 dias. Para uma avaliação rápida, e que pode lhe dizer se esta no caminho certo, você deve olhar para trás e ver que o seu trabalho foi capaz deixar uma imagem clara sobre você e suas propostas na cabeça do seu eleitor. Vamos garantir que nesta fase o voto seja dado ao candidato. Chamamos este momento também de cristalização do voto.
“ao chegar a essa fase já foram fornecidas ao eleitor todas as informações que ele precisa para justificar racionalmente, perante si mesmo e o grupo primário de referência ao qual ele pertence, os sentimentos e as predisposições latentes que determinarão seu voto. É importante notar que essa decisão pode ser abalada por golpes bem colocados por seus concorrentes mais próximos ou falta de reforço (lembrança) em alguns pontos-chaves; daí a necessidade de o candidato determinar um composto de comunicação até a hora do eleitor colocar seu voto na urna”.
O momento de ação mais contundente da campanha, onde todo fluxo e movimento parecem fazer com que o tempo voe. Geralmente todas as frentes de trabalho são colocadas no “campo de batalha” – termo de onde deriva o nome campanha – durante esta etapa.
Como a comunicação deve ser conduzida nesta fase em exemplos práticos:
Conteúdo
- Não há mais tempo para apresentações, réplicas, tréplicas, neste momento a palavra ordem é o caminho a ser seguido.
- Alguns candidatos ainda, procuram sintetizar e reforçar ainda mais suas propostas, agora em mensagem tão curtas, como slogans, que geram um imperativo de ação no eleitor. “Quanto mais essa palavra de ordem expressar os desejos e as necessidades de uma classe, sociedade ou época mais forte será seu efeito.”LIMA, pag. 66
- Outros candidatos preferem focar a produção do conteúdo na apresentação do número da sua candidatura, por isso podem ser feitos diferentes tipos de materiais que cumpra esta função.
Nas ruas:
- Reuniões: é hora de revisitar todos os lugares pode onde sua campanha passou durante o processo eleitoral. É hora de pedir o voto, de selar a confiança depositada em você durante toda a campanha pelo seu eleitorado.
- Debates: Importante momento, principalmente e quase sempre, os debates nesta fase se dão entre os prefeitos. Debates já derrubaram muitos candidatos. Esteja preparado.
- Distribuição de material: existem materiais próprios para este momento e todos eles costuma ser pequenos, fáceis de se manusear, como por exemplo o cartão de votação (ver Biblioteca) que pode ser colocado no bolso, carteira e levado para o dia da votação. A função é transmitir, com clareza e limpeza de comunicação a Foto e Número do candidato que está na urna eletrônica.
- Carta pedido de voto: este material pode ser enviado pelos correios ou até distribuídos porta a porta. Seu conteúdo é uma carta simples coma. Foto do candidato, seu número e uma mensagem pedindo o voto de confiança do eleitor no seu candidato.
- Carreatas: mesmo quando se acirram os últimos dias da campanha, há ainda um eleitorado indeciso e que pode ser convencido por motivos subjetivos, impossíveis de serem trabalhados caso a caso durante a campanha. Ainda assim existem meios de se conquistar esse eleitor. As carreatas comovem, demostram a extensão da confiança do eleitor em você, além de chamarem a atenção nas ruas.
Nas redes sociais:
- Imagens: as peças publicitárias da reta final são as mais simples diretas e imperativas, sem excessão, sempre contem a foto e o número do candidato. Hoje em dia, os cartões de votação virtual percorrem a cidade toda em grupos de Facebook e whastapp de maneira rápida. É um meio barato e útil para medir o retorno sobre suas ações.
- Lives: são mais raras, e quase sempre rápidas, servem para aparar as arestas das sua campanha, tirando as últimas dúvidas e garantindo o seu pedido de voto.
Dica:
- Imagens tem o poder de viralizar com maior rapidez. Os arquivos são mais leves, rápidos de se assimilarem, não consomem tantos dados do cliente.
Vá até o menu biblioteca e pesquise por “Peças publicitárias” e visite também o menu Calendário Eleitoral pra ter acesso a mais exemplos de materiais que podem ser criados.