Convenções partidária
Entre 31 e 16 de setembro ficou estabelecido pelo TSE o período destinado às convenções partidárias e à definição sobre coligações. Um momento importante de consolidação das alianças partidárias rumo ao início da campanha.
Os partidos produzem eventos para lançar os seus candidatos à prefeito. Abaixo, apresentamos um exemplos e vídeo criado para ser exibido durante a convenção do partido, apresentando uma pequena biografia do candidato.
Lançamento da candidatura
A fase de apresentação da candidatura através de mensagens publicitárias estão permitidas pela lei à partir do dia 26 de setembro. O tempo para se trabalhar esta fase da campanha pode durar até 15 dias.
A fase de apresentação da candidatura através de mensagens publicitárias estão permitidas pela lei à partir do dia 26 de setembro. O tempo para se trabalhar esta fase da campanha pode durar até 15 dias.
Neste momento, todo esforço é para mostrar quem você é de verdade: seu coração, força, beleza, postura e temperamento moral, valores, personalidade, inteligência e suas manifestações. O resultado esperado deve ser o aumento do interesse do eleitor por você dentro do processo eleitoral.
As pessoas, precisam conhecer você, suas origens, raízes familiares. Aqui estamos apresentando o seu traço moral e psicológico ou seja, coisas internas a você.
Como a comunicação deve ser conduzida nesta fase em exemplos práticos:
Conteúdo
Nas ruas:
Nas redes sociais:
Peça para sua equipe produzir peças em formato de imagem com frases curtas sobre você, pensamentos sobre os valores morais que você carrega.
Utilize uma foto sua, da sua família e com um texto que transmita seus valores e sentimentos sobre a política.
Video biografia: em alguns candidaturas, principalmente de prefeitos, são feitos vídeos de 3 à 5 minutos contando a trajetória de vida do candidato.
Mini-videos: Veicule alguns vídeos, curtos, que possam contar mais sobre você, ressaltando características socialmente relevantes. Alguns candidatos trazem o testemunho de amigos e familiares ou personagens sociais marcantes para falarem do candidato. Lembre-se que a maioria da população possui um plano restrito de internet, e ninguém quer gastar sua internet com políticos, por isto, eles devem ser de curta duração, num formato interessante e criativo.
Transmissão de LIVE (Ao Vivo): Produza uma live num formato de perguntas e respostas entre amigos e família que possam desenvolver uma percepção positiva do público sobre você. Alguns candidatos são mais fechados em sua personalidade, então pode ser um momento para avaliar esta performance para uma futura correção na apresentação do candidato
Fica aqui uma dica importante.
Sempre quando vamos montar uma peça para um candidato, geralmente recebemos uma bíblia de textos sobre seu currículo, biografia, histórico profissional e público. No entanto, o que vai para a peça publicitária deve ser reduzido apenas ao temas mais apropriados para o posicionamento do candidato.
Pense que tudo esta sendo feito passo a passo e o eleitor, gradualmente terá uma percepção sobre você, e é mais fácil para ele ter esta percepção se você consegue dar a ele informações no formato e tamanho correta que ele consiga compreender.
Vá até o menu biblioteca e pesquise por “Peças publicitárias” e visite também o menu Calendário Eleitoral pra ter acesso a mais exemplos de materiais que podem ser criados.
Exemplos de peças gráficas e fotos publicitárias profissionais do candidato utilizados nesta fase:
Clique no link para ver um exemplo da biografia do candidato produzido no formato de uma revistinha.