A melhor forma de convencer alguém é mostrando.
Repare bem em como as propagandas retratam os candidatos.
Se a intenção é mostrar o político como alguém acessível, o vídeo vai ter uma cena do candidato andando na rua, conversando com o povo.
Se o candidato tem uma história de superação, o vídeo vai mostrar de onde ele veio e todos os desafios que passou para chegar onde está.
Por trás disso tem uma mensagem muito maior do que construir a imagem do candidato.
Os marketeiros querem que você se identifique com o ele. Afinal, ele é um cara comum, que anda na rua como você. E mais: ele teve uma origem humilde, mas não desistiu de tentar e continua trabalhando, como você… Ou seja, ele entende você.
Isso é storytelling: construir histórias envolventes e significativas que criem identificação com o público.
Na prática:
Sendo um candidato de direita, trabalhe exemplos reais de como algumas leis, de vieses de esquerda, ou, por exemplo, como a influência do estado atrapalha o desenvolvimento da economia da cidade. Assim, seu público, além de compreender um assunto mais complexo, pode se identificar com o candidato por demostrar de fato como a política trabalha, para facilitar ou complicar a vida do cidadão comum.
Quer um exemplo?
O vídeo, que para alguns marqueteiros, foi um dos melhores vídeos da campanha presidencial de 2018, quando o pré-candidato Jair Bolsonaro fez uma LIVE cortando cabelo, enquanto conversava com internautas.
Veja como ele trata os temas complexos de maneira acessível, enquanto o cabeleireiro termina o seu corte – uma atividade cotidiana de fácil identificação.
Um outro exemplo de postagem, onde o candidato utiliza de um exemplo real, para tratar um tema que servirá como posicionamento durante sua campanha.