Nesta fase temos a apresentação da proposta do candidato. É aqui que vamos desenvolver os materiais de conteúdo político da campanha, político porque seja sua candidatura a vereador ou prefeito, estaremos tratando de demandas sociais efetivas que representem o seu eleitorado. Esta fase pode ser a mais longa da campanha se extendendo por mais de 2 semanas.
“…após a atenção do cidadão ter sido despertada, ela deve ser estimulada pelo aumento da informação que levará a conscientização de que algumas de suas necessidades poderão ser atendidas por aqueles que vierem a ser eleitos. Reforçam-se assim os desejos e as expectativas em relação à eleição. Isto vai levar a um maior interesse pelo tema, tornando o indivíduo mais receptivo ao esforço de comunicação.” Marketing Eleitoral – Marcelo O. Coutinho de Lima
Ao apresentar suas proposta, é que o eleitor percebe as diferenças entre os candidatos e isto vai ficando cada vez mais evidente conforme a compreensão de cada uma delas vai se sedimentando no eleitorado.
“Convencer o eleitor — é nessa fase que o eleitor vai começar a perceber as diferenças entre os candidatos, através de suas idéias, plataforma, imagem pública etc., que o levarão a concluir, seja por identificação, seja por corresponder às suas expectativas, que A é melhor candidato que B. É aqui que as predisposições e tendências políticas do indivíduo começam a entrar em jogo; sua atenção torna-se seletiva, isto é, dentre todas as informações eleitorais que recebe, passa a prestar mais atenção a certos meios e a certas mensagens.” Marketing Eleitoral – Marcelo O. Coutinho de Lima
O resultado destas a serem medidos é a compreensão do eleitor sobre suas propostas. Aqui, cabe uma atenção diárias sobre o material apresentado. Suas propostas podem ser boas, porém mal comunicadas.
Esta é a fase de fusão entre o conhecimento moral e interno que o eleitor tem sobre você se funde ao julgamento racional, aprimorando e conectando você por inteiro.
Como a comunicação deve ser conduzida nesta fase em exemplos práticos:
Conteúdo
Escreva suas propostas de trabalho, caso seja uma vereador, escreva suas propostas de lei que estejam de acordo com o eleitorado que esta trabalhando. É importante também dar atenção aos atuais projetos de leis já vigorando e que o seu eleitorado precisa de uma posição dele sobre o tema.
No caso de candidaturas majoritárias, como a de prefeito, as proposições executivas são bem mais abrangentes, e tender a dar apenas um direcionamento superficial sobre temas coo educação, saúde, infraestrutura, cultura, esporte e lazer. Em casos mais específicos é elaborado uma material chamado “plano de governo” que norteia toda a campanha eleitoral do candidato.
Nas ruas:
Reuniões: em bairros, centros culturais, organizações sociais, como centros religiosos, organizações não governamentais, sindicatos e escolas, só para citar alguns exemplos.
Debates: mesmo em pequenas cidades, rádios, tvs, jornais e até escolas costumam promover debate entre os candidatos. Essa é uma oportunidade única de medir a compreensão do eleitor sobre os temas das suas propostas.
Distribuição de material: criar um material único que agrupe suas propostas pode ser uma vantagem. Chamamos este material de “Jornal de propostas” justamente por que pode ser produzido no formato de uma jornal. Dentro deste jornal. A distribuição de materiais, além de ocorrerem em lugares já segredados do seu eleitorado, devem se expandir para áreas centrais da cidade e lugar estratégicos onde sua candidatura precisa e pode ganhar espaço e conhecimento público.
Adesivaço: escolha um bairro que envolva a região do seu eleitorado e promova um encontro de carros para serem adesivados com o seu material. Este tipo de encontros promovem uma percepção na população que sua candidatura tem uma aderência, um apoio, e quanto maior a quantidade de carros e pessoas, melhor a percepção.
Jingle: coloque o seu jingle na rua, a música é um canal que penetra diretamente o coraçÃo do eleitor. Mixe a letra com um pouco da sua história e pouco das suas propostas, utilize com o refrão com o slogan central da sua candidatura sempre embalado em versões rítmicas de fácil assimilação e de gosto público. Lembre-se: simplicidade não é vulgaridade, simplicidade é um refinamento.
Nas redes sociais:
Imagens: Estamos na fase propositiva da campanha, e lembre-se que existem outros candidatos na internet disputando a atenção do mesmo cidadão. Então, propostas escritas ou ditas de maneiras clara, são sempre melhor compreendidas. Como existirão várias propostas, dividas por temas e publique em pílulas diárias. Ex: Se você tem 5 propostas para o tema, exemplo, saúde, então faça 5 peças e publique 01 ou 02 por dia.
Vídeos: Aqui os vídeos são um aliado, pois ajudam a ilustrar/desenhar melhor sua proposta. Também devem se feitos em pequenos formatos para distribuição.
Lives: promover aparições ao vivo pode servir para aprimorar a compreensão do eleitorado sobre suas propostas. Desenvolva-a num formato de perguntas e respostas que sua equipe poderá produzir ou até de comentários dos seus eleitorado.
Site do candidato: Uma importante ferramenta para concentra o público num ambiente totalmente voltado para a divulgação do candidato sem nenhuma distração ou oportunidade de contraponto do adversário.
Vídeo Lyric: conteúdo audiovisual no qual uma música toca ao fundo e a letra aparece simultaneamente na tela.
Vá até o menu Calendário Eleitoral pra ter acesso a mais exemplos de materiais que podem ser criados.
Abaixo alguns exemplos de materiais produzidos nesta fase propositiva.