Antes de se declarar um candidato a um posto eletivo, o candidato precisa realizar uma análise realista dos objetivos, escolhendo suas posições políticas sobe os mais variados temas, como, conservadorismo, aborto, defesa da família, maior liberdade econômica, menor interferência do estado. É imprescindível consolidar os valores basilares de suas convicções.
“Antes de iniciar a disputa por um cargo, o indivíduo deve posicionar-se perante os temas que pretende defender e ao mesmo tempo priorizá-los. Assim, o posicionamento é o estabelecimento de uma posição estratégica exclusiva para o participante. O candidato deve posicionar-se visando ocupar lugar na mente de seus eleitores em potencial. O posicionamento da participação política requer a definição do conteúdo temático, o estabelecimento do plano de ação do participante, a elaboração do seu discurso e a “construção” de sua imagem. O Posicionamento orientará o Marketing na construção da imagem do candidato com o uso das distintas mídias.” (BRASIL, 2009)
Durante o período de pré-campanha busca-se objetivar a “razão de ser campanha”firmando, através da divulgação das ideias ou posições políticas um projeto político.
São esses posicionamentos que deveram desenhar o papel orientador do planejamento das ações políticas do candidato frente ao: eleitorado, financiadores, cabos eleitorais, alianças, partido, adversário, mídia e segmento base.
Na prática, nas ruas:
Nas mídias e redes sociais
– Compartilhe postagens sobre os temas correntes e exponha sua opinião sobre ele
“Para que as propostas e ideias do participante sejam aceitas, é preciso que ele escolha os argumentos e palavras que melhor expressem o sentido exato do que deseje dizer.”
Para entender melhor, procure em nossa biblioteca pelo artigo posicionamento.pdf