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Antes de se declarar um candidato a um posto eletivo, o candidato precisa realizar uma análise realista dos objetivos, escolhendo suas posições políticas sobe os mais variados temas, como, conservadorismo, aborto, defesa da família, maior liberdade econômica, menor interferência do estado. É imprescindível consolidar os valores basilares de suas convicções.

“Antes de iniciar a disputa por um cargo, o indivíduo deve posicionar-se perante os temas que pretende defender e ao mesmo tempo priorizá-los. Assim, o posicionamento é o estabelecimento de uma posição estratégica exclusiva para o participante. O candidato deve posicionar-se visando ocupar lugar na mente de seus eleitores em potencial. O posicionamento da participação política requer a definição do conteúdo temático, o estabelecimento do plano de ação do participante, a elaboração do seu discurso e a “construção” de sua imagem. O Posicionamento orientará o Marketing na construção da imagem do candidato com o uso das distintas mídias.” (BRASIL, 2009)

Durante o período de pré-campanha busca-se objetivar a “razão de ser campanha”firmando, através da divulgação das ideias ou posições políticas um projeto político.

São esses posicionamentos que deveram desenhar o papel orientador do planejamento das ações políticas do candidato frente ao: eleitorado, financiadores, cabos eleitorais, alianças, partido, adversário, mídia e segmento base.

Na prática, nas ruas:

  • Faça reuniões com o seu eleitorado, na casa amigos e familiares.
  • Reuna  seus cabos eleitorais em volta do seu projeto.

Nas mídias e redes sociais

  • Participe de entrevistas nas rádios e jornais da cidade
  • Produza boas peças publicitárias com frases sobre seu posicionamento

– Compartilhe postagens sobre os temas correntes e exponha sua opinião sobre ele

“Para que as propostas e ideias do participante sejam aceitas, é preciso que ele escolha os argumentos e palavras que melhor expressem o sentido exato do que deseje dizer.” 

Para entender melhor, procure em nossa biblioteca pelo artigo posicionamento.pdf

Vídeo veiculado nas redes sociais onde o pré-candidato se posiciona sobre temas locais.
Alguns exemplos de peças publicitárias que serviram a uma estratégia de posicionamento para os candidatos.

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